História
A entidade de prática desportiva foi fundada em 08 de agosto de 2011 com a denominação de Associação Atlética Portuguesa de Mandacaru.
História:
Embora oficialmente, “A Mais Querida do Sertão” foi filiada à LDG – Liga Desportiva Guanambiense e à FBF – Federação Baiana de Futebol no ano de 2011, não se sabe com exatidão, a data que a Associação Atlética Portuguesa de Mandacaru fez seu primeiro jogo em campo de várzea na zona rural de Candiba, cidade localizada há 30 km de Guanambi. Conforme, o maior líder e o sócio fundador Elcimar Pimentel, que desde criança é um apaixonado, fanático e amante da Portuguesa de Desporto, a construção do processo histórico lusitano tornou-se necessário com a aquisição do primeiro uniforme no ano de 2003 nas cores do rubro-verde paulista (vermelho, verde e branco). Além disso, o fato dele ser um torcedor nato da Portuguesa de Desporto, a nomenclatura do clube ocorreu em homenagem a lusa paulista e a sua localidade de origem. Nisso, a Lusa Guanambiense passou a chamar Portuguesa de Mandacaru.
A partir dessa data, “A Mais Querida do Sertão” iniciou uma sequência de participações em jogos amistosos e torneios pelas localidades rurais nos municípios de Candiba, Guanambi, Pindaí e Palmas de Monte Alto. Contudo, a cidade de Guanambi tornou-se o palco para registros e filiações, a fim de que a Portuguesa de Mandacaru organizasse e sediasse suas atividades. A partir dessa data, o grupo foi criando muita dimensão, fama e respeito junto à sociedade civil, agregando aos fatores da identificação e da imagem, que atrelou ao sonho de tornar uma entidade reguladora da prática desportiva.
Essa ideia ganhou forças com a participação dos jogadores, representando a equipe da Rádio Nova Alvorada na Copa do Comércio em 2010, realizada no Clube de Campo Guanambi amadureceu ainda mais esse sonho e a união de 05 (cinco) pessoas levou o projeto adiante, tendo como sócios fundadores as seguintes pessoas: Elcimar de Oliveira Pimentel, Edilson Alves Lima,Elzo Antônio Paes, Weslei Lucas da Silva Bonfim e Adelmo Damázio de Souza, os quais tiveram a honra de fundar e registrar a entidade da prática esportiva junto à LDG – Liga Desportiva Guanambiense e FBF – Federação Baiana de Futebol. A entidade de prática desportiva foi fundada em 08 de agosto de 2011 com a denominação de Associação Atlética Portuguesa de Mandacaru. Mas na época não houve tempo hábil para providenciar a documentação para que a Portuguesa de Mandacaru disputasse o Campeonato Municipal de Futebol em 2011. E, novamente, os nobres jogadores tiveram que representar outra equipe na competição, sendo desta vez o Ipiranga Esporte Clube. O primeiro presidente foi o sócio fundador Edilson Lima, tendo como vice-presidente Adelmo Damázio de Souza.
A História da Portuguesa de Mandacaru se resume no símbolo da terra, tendo o cacto “mandacaru” como mascote do time, onde os espinhos são sinônimos da raça, do sacrifício, da luta, do respeito ao adversário, do orgulho, da disciplina e do comprometimento dos sócios ativos para tocar o glorioso projeto de alavancar “A Mais Querida do Sertão” nas principais páginas do futebol baiano, brasileiro e mundial.
Enfim, o processo histórico da Portuguesa de Mandacaru será construído ao longo dos anos, mantendo sempre nesse dilema, os princípios futebolísticos como parâmetros e pilares para a construção de uma História, que resgate os verdadeiros sentimentos de amor ao clube, principalmente no íntimo dos seus torcedores.
Jogos Oficiais
Na primeira competição oficial disputada pelo clube no Campeonato Municipal de 2012, os primeiros passos não foram satisfatórios, pois a equipe amargou 03 (três) derrotas nos primeiros jogos, onde seu primeiro jogo oficial ocorreu no dia 04 de fevereiro de 2012 contra o Alvorada, mas a Lusa Guanambiense perdeu por 1 X 0. O primeiro gol em jogos oficiais foi marcado de pênaltis pelo atleta Hellysson em 25 de março de 2012, que culminou com a primeira vitória em jogos oficiais, diante do Mutanense por dois 2 X 1.
Ainda nesta competição, a família lusitana teve como destaque o atleta Adriel Donato, popularmente, conhecido como “Del de Mutans”. Na época, o garoto com apenas 16 anos de idade entrou para a História do clube ao se tornar o atleta “Revelação” do Campeonato Guanambiense 2012, onde marcou 02 (dois) gols, sendo que um deles foi o gol mais rápido da competição. O atleta atuou pelo clube lusitano por 06 anos consecutivos (2012/2107).
Fonte: Assessoria de Imprensa